Moxibustão Japonesa 5ª Edição
Data, Local e Duração:
Próximas datas agendadas 12 e 13 de Outubro de 2019. Faro.
Inscreva-se já e garanta a sua vaga.
disponível em Modo ASK & You Shall Receive
Antes das horas presenciais os participantes terão de efectuar 4 horas de estudo na plataforma on-line. Após as horas presencias, os estudantes terão de efectuar mais 4 horas de estudo on-line com o apoio do formador e 1 hora de avaliação escrita.
Destinatários
Acupunctores, e Especialistas em Medicina Tradicional Chinesa, possuidores de cédula profissional ou no caso da MTC que possam vir a requerê-la logo que seja publicado o ciclo de estudos de MTC.
O número máximo de inscrições é de 28 alunos.
Preço e Inscrições:
O Preço da acção é de 200 Euros (IVA Incluído). Este preço já inclui o material e o apoio pós-formação.
As inscrições deverão ser efectuadas na secretaria virtual escolhendo a acção. inscreva-se aqui
Justificação da Acção:
Existem algumas diferenças entre a aplicação da Moxibustão Japonesa e da Moxibustão ensinada vulgarmente a quem estudou MTC.
Uma das maiores dificuldades no uso da Moxa, está relacionada com a quantidade de fumo que a moxibustão produz, estas técnicas diminuem drasticamente a produção de fumo e de cheiro, ou eliminam mesmo o fumo e o cheiro.
Algumas Técnicas permitem obter óptimos resultados em pacientes muito debilitados (sinais evidentes de deficiência) e alívio imediato de situações de dor.
Acção orientada para a prática clínica, e baseada no treino e experimentação das diferentes técnicas. Mais de 90 % do tempo da acção é passado a praticar!
Vários estudos de carácter científico tem vindo cada vez mais a demonstrar o valor da Artemísia Chinesa num sem número de situações clínicas desde a malária à patologia músculo-esquelética.
No caso da Moxa Japonesa os efeitos são muitas vezes imediatos e a sua administração permite que possa ser usada em ambientes clínicos onde muitas vezes a administração de outras técnicas é impossivel.
Objectivos:
No Final da acção, o formando deverá ser capaz de cumprir os seguintes objectivos:
- Conhecer as contra-indicações relativas e absolutas das técnicas de moxibustão.
- Saber distinguir e seleccionar as diferentes qualidades de Moxa.
- Saber seleccionar os locais para aplicação das técnicas de Moxa.
- Conhecer as diferentes técnicas de Moxa Japonesa e Chinesa.
- Saber aplicar com eficácia e rapidez as técnicas de Okyu e Chinetsukyu.
Metodologia:
Apresentação das Técnicas de Moxibustão Japonesa, Okyu, Chinetsukyu e RyuKyu, de forma muito bem fundamentada e com uma prodigiosa organização pedagógica, com uma orientação baseada na prática da aplicação das técnicas. 95% de prática!
A moxa faz-se, e aprende-se sentindo.
Técnicas para usar moxa e calor com pouco ou nenhum fumo.
Tratamentos rápidos e eficazes! Menos é mais!
Técnica excelente para pacientes altamente debilitados.
Apresentação de uma técnica praticamente desconhecida para aplicação de calor que não produz fumo nem o cheiro típico da moxa em carvão.
Os formandos terão disponíveis uma plataforma de ensino à distância, onde poderão colocar questões e obter o material didáctico preparado para a acção.
Formador:
Aprenda com quem sabe e com quem faz!
Fernando Jorge Fortunato da Silva Barros é Especialista em Medicina Tradicional Chinesa há 15 anos.
Começou o seu percurso com uma tutoria de 6 anos com o Mestre Yoshishige Okai no Okai Shiatsu Center do Porto onde se familiarizou com as técnicas japonesas de manipulação (shiatsu e seitai), moxibustão e acupunctura.
É Licenciado em Educação Física e Desporto pela UTAD, e Mestre em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto.
É proprietário e director clínico da Clinica Sinensis.
Tem um particular gosto e competência pelas técnicas de intervenção manuais no âmbito da Medicina Chinesa.