combater os cépticos

Cépticos e TNC’s

50.00 (Iva já incluído)

Partilhe:

Descrição

Cépticos e TNC’s: Como combater os argumentos dos cépticos contra as Terapêuticas Não-convencionais?

Nos últimos tempos, a comunidade céptica, com alguns médicos à mistura, iniciaram um discurso contra as TNC’s, mascarando-as de Medicinas Alternativas.

Estas pessoas, muitas vezes com elevada reputação no meio da ciência, atacam as Terapêuticas não-convencionais, umas vezes com base  na falta de validade científica, outras com base nas consequências da sua utilização na saúde dos seus utilizadores, outras com base no desperdício de recursos financeiros e de tempo.

Quais são as Consequências?

Embora muitas vezes estes ataques desprovidos de racionalidade, e com vieses elevados, não tenham repercussões imediatas, a reputação dos autores, e o seu acesso aos meios de comunicação social de grande divulgação podem causar dissabores as TNC’s, a curto médio e longo prazo.

Para além disso, os utilizadores destas intervenções terapêuticas, naturalmente, aumentam as dúvidas já muitas vezes manifestadas e solicitam aos profissionais destas terapêuticas, questões sobre estas matérias, que estes tem obrigação de responder, de modo a manter a confiança e permitir a relação fundamental para o a realização e eficácia dos procedimentos terapêuticos.

Como combater estes ataques?

Para combater estes ataques os Profissionais das TNC’s não podem basear-se na maior força: a eficácia dos procedimentos que tem sido a razão da subsistência destas profissões ao longo do tempo.

É determinante que o profissional das TNC’s consiga desmontar, um por um os argumentos que os detractores apresentam, e possuam um conjunto de competências e argumentário que elucide o público em geral e os pacientes, e ao mesmo tempo garante a cada um uma segurança no seu modus operandi.

Como fazer isso?

A ASK preparou uma acção que o ajudará a construir o seu próprio argumentário, “Cépticos e TNC’s: Como combater os argumentos” a partir por um lado, da consciencialização do raciocínio típico dos cépticos, e por outro da melhoria dos conhecimentos sobre o método científico, as suas potencialidades e as suas limitações.

Perceber o que é a significância estatística e a magnitude das diferenças, a aleatoriedade dos grupos, um grupo de controlo e de intervenção, um design experimental, ou quasi-experimental,são apenas alguns exemplos de conceitos que permitem perceber bem os erros de raciocínio de muita argumentação quer do lado dos prós quer do lado dos contra.

A quem se destina esta acção?

Esta acção destina-se a todos os profissionais das TNC’s, que queiram melhorar os seus conhecimentos sobre a metodologia de investigação científica!

Quem é o formador?

O formador será o Prof. António Moreira, para além de especialista em MTC, António Moreira, é docente há mais de 30 anos no Ensino Superior, e tem experiência nos processo de investigação, nas suas diversas fases.

Como se vai desenvolver a acção?

A acção irá decorrer durante um dia (4 horas de manhã e 4 horas à tarde). Serão abordados os conceitos básicos de modo simples e com o recurso a exemplos práticos.

20 euros do valor de inscrição reverte num vale de desconto a usar numa próxima acção da ASK.

Informação adicional

Data de Realização

18 de Maio 2019

Duração

8h

Local de realização

Porto

Professor(es)

António Moreira

Customers' review

5 stars 0 0 %
4 stars 0 0 %
3 stars 0 0 %
2 stars 0 0 %
1 star 0 0 %

Reviews

There are no reviews yet.

Only logged in customers who have purchased this product may write a review.