Curso de Medicina Tradicional Chinesa
Contextualização
A 2ª Alteração à lei 71/2013 garante a quem tiver formação concluída na área das TNC’s até à saída do primeiro licenciado em cada área, o acesso à cédula profissional, emitida pela ACSS. (Lei 109/2019 de 9 de Setembro)
Seguindo as directivas consagradas na lei, a ASK, preparou para os profissionais de saúde, uma formação balizada pelos referenciais da OMS (tal como o previsto na lei 71/2013, de 2 de Setembro).
O curso de Medicina Tradicional Chinesa, para Profissionais de Saúde, da ASK, terá a duração de 2300 horas, ao longo de 4 (3 Semestres + 1 de Estágio facultativo) Semestres, em horário pós-laboral, num mínimo de 1100h de contacto.
Para outros licenciados (ou estudantes de licenciatura), a duração será de 4 semestres (+ 1 ou dois semestres de estágio) consoante a área base de proveniência, de modo a fornecer a estes alunos os conteúdos mencionadas nas áreas das ciências fundamentais e ciências clínicas de base.
(este curso garante o mesmo tipo de cédula que as licenciaturas em MTC que deverão ter início no Ensino Superior oficial muito em breve).
Ao permitir o acesso a uma cédula profissional de Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, esta formação para além de potenciar ao profissional de saúde, uma aquisição de competências numa área com elevada eficácia terapêutica, e um amplo espectro de actuação, sendo um sistema médico completo, permite ainda a intervenção neste domínio sócio-profissional num enquadramento completamente dentro da legalidade.
Sou Licenciado ou Estudante de Licenciatura
Terminei (ou vou terminar) o 12º Ano
Modo de Organização
Esta formação foi construída a pensar no background dos profissionais de saúde com uma formação académica anterior.
Possuindo estes profissionais, um conjunto de conhecimentos já adquiridos, nomeadamente no âmbito das ciências médicas convencionais, e de comunicação, não faz sentido ocupar um número de horas do curriculum com matéria de formação de base, nomeadamente nas áreas das ciências fundamentais, e das ciências clínicas de base.
Assim curso enquadra-se nos designados “Programas Tipo II” dos Benchmarks de formação em Medicina Tradicional Chinesa da OMS, (pag. 7).
Os referidos Programas de Formação do Tipo II são especificamente direccionados para quem tem formação na área médica, e deseja tornar-se um profissional reconhecido em MTC.
Os alunos irão estudar toda a teoria da medicina tradicional chinesa, e conhecer e praticar os procedimentos próprios da intervenção clínica em MTC.
O curso será ministrado em horário pós-laboral, em tempo integral, e incluí todos os requisitos dos programas de formação Tipo I, com a flexibilidade de currículo que permita oferecer uma formação adequada a profissionais de saúde com formações diferentes.
Contéudos:
São os previstos no Artigo 5º da portaria 45/2018 de 9 de Fevereiro, com especial ênfase nas alínea c) e d) entre os quais salientamos os seguintes:
- Teoria Geral da Medicina Tradicional Chinesa
- Acupuntura
- Tuiná
- Qi Gong
- Fitoterapia
- Opções terapêuticas da MTC
- Técnicas de punctura
Metodologias:
As metodologias: Serão preferencialmente baseadas em metodologias interactivas, nomeadamente:
- o recurso a novas tecnologias interactivas em sala de aula,
- análise de casos
- trabalhos de projecto individuais e em grupo,
- Forma de apresentação de novos conteúdos privilegiando o recurso ao vídeo e áudio em plataforma de ensino à distância
Corpo Docente:
Os Docentes: Todos os docentes têm mais de 10 anos de experiência no ensino, muitos no ensino superior, ou são Especialistas em MTC. São possuidores de cédula profissional definitiva de especialista em MTC, exercendo na sua actividade profissional clínica na área da MTC.
Saiba Mais sobre o Corpo Docente
Destinatários:
Este curso destina-se a profissionais de saúde, do desporto ou das ciências da vida (ou estudantes destas licenciaturas no ensino superior),nomeadamente:
- enfermeiros
- fisioterapeutas
- médicos
- médicos dentistas
- nutricionistas
- Outros profissionais do Desporto
- podologistas
- psicólogos
A selecção dos alunos será efectuada pela análise do CV e/ou entrevista se necessário, dos candidatos.
Para a seriação e na análise do CV será tido em consideração:
Grau Académico, Experiência Profissional, Formação anterior na área das TNC’s, motivação para a realização do curso.
Início em Fevereiro de 2020 no Porto, Rio Maior e Lisboa.