Descrição
Cépticos e TNC’s: Como combater os argumentos dos cépticos contra as Terapêuticas Não-convencionais?
Nos últimos tempos, a comunidade céptica, com alguns médicos à mistura, iniciaram um discurso contra as TNC’s, mascarando-as de Medicinas Alternativas.
Estas pessoas, muitas vezes com elevada reputação no meio da ciência, atacam as Terapêuticas não-convencionais, umas vezes com base na falta de validade científica, outras com base nas consequências da sua utilização na saúde dos seus utilizadores, outras com base no desperdício de recursos financeiros e de tempo.
Quais são as Consequências?
Embora muitas vezes estes ataques desprovidos de racionalidade, e com vieses elevados, não tenham repercussões imediatas, a reputação dos autores, e o seu acesso aos meios de comunicação social de grande divulgação podem causar dissabores as TNC’s, a curto médio e longo prazo.
Para além disso, os utilizadores destas intervenções terapêuticas, naturalmente, aumentam as dúvidas já muitas vezes manifestadas e solicitam aos profissionais destas terapêuticas, questões sobre estas matérias, que estes tem obrigação de responder, de modo a manter a confiança e permitir a relação fundamental para o a realização e eficácia dos procedimentos terapêuticos.
Como combater estes ataques?
Para combater estes ataques os Profissionais das TNC’s não podem basear-se na maior força: a eficácia dos procedimentos que tem sido a razão da subsistência destas profissões ao longo do tempo.
É determinante que o profissional das TNC’s consiga desmontar, um por um os argumentos que os detractores apresentam, e possuam um conjunto de competências e argumentário que elucide o público em geral e os pacientes, e ao mesmo tempo garante a cada um uma segurança no seu modus operandi.
Como fazer isso?
A ASK preparou uma acção que o ajudará a construir o seu próprio argumentário, “Cépticos e TNC’s: Como combater os argumentos” a partir por um lado, da consciencialização do raciocínio típico dos cépticos, e por outro da melhoria dos conhecimentos sobre o método científico, as suas potencialidades e as suas limitações.
Perceber o que é a significância estatística e a magnitude das diferenças, a aleatoriedade dos grupos, um grupo de controlo e de intervenção, um design experimental, ou quasi-experimental,são apenas alguns exemplos de conceitos que permitem perceber bem os erros de raciocínio de muita argumentação quer do lado dos prós quer do lado dos contra.
A quem se destina esta acção?
Esta acção destina-se a todos os profissionais das TNC’s, que queiram melhorar os seus conhecimentos sobre a metodologia de investigação científica!
Quem é o formador?
O formador será o Prof. António Moreira, para além de especialista em MTC, António Moreira, é docente há mais de 30 anos no Ensino Superior, e tem experiência nos processo de investigação, nas suas diversas fases.
Como se vai desenvolver a acção?
A acção irá decorrer durante um dia (4 horas de manhã e 4 horas à tarde). Serão abordados os conceitos básicos de modo simples e com o recurso a exemplos práticos.
20 euros do valor de inscrição reverte num vale de desconto a usar numa próxima acção da ASK.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.