Um Curso de Medicina Tradicional Chinesa – 3 percursos
A organização do Curso de Medicina Tradicional Chinesa
A Oferta formativa do Curso Medicina Tradicional Chinesa, da ASK, está desenhada para tirar o melhor das suas competências iniciais.
Os dois vectores que orientam a concepção do Curriculum do nosso curso são:
O Diploma do Ciclo de Estudos do Estado Português – Portaria 45/2018 de 9 de Fevereiro
As Orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a formação em Medicina Tradicional Chinesa
A Quem se Destina este Curso?
A versatilidade para satisfazer a sua situação
Este Curso destina-se a todos os que ambicionam poder exercer uma profissão de saúde com completa autonomia técnica e deontológica.
Em Função do sua formação anterior pode escolher o percurso mais adequado à sua situação.
Escolha uma das opções e veja qual é a nossa oferta!
Já sou um profissional de Saúde:
Sou Licenciado ou Estudante de uma licenciatura numa área das Ciências da Vida ou da Saúde
O que Posso Esperar Deste Curso?
O Acesso a uma nova profissão de saúde em Portugal e na Europa
Com este curso os futuros especialistas em Medicina Tradicional Chinesa terão as competências que lhe permitem actuar no domínio da prevenção, manutenção e recuperação da saúde, conforme se pode ver nos relatórios da Organização Mundial de Saúde e que podem ser consultados aqui .
Esta intervenção ocorre com completa autonomia técnica e deontológica conforme dispõe o Artg. 3º da Lei 71/2013 (Veja Aqui).
O Diplomado em Medicina Tradicional Chinesa pela ASK, terá no final do Curso as seguintes competências:
- Na relação Especialista MTC com o paciente:
– Como Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, aplicar os princípios e a filosofia da medicina tradicional chinesa e inspirar processos de cura inerentes, apoiar a prevenção, e promover uma saúde vibrante em pacientes e comunidades.
– Criar um ambiente saudável e sensível de relacionamento com cada paciente, incentivando a auto-responsabilidade e mudança saudável inspiradora que seja adequado à singularidade de cada pessoa.
– Optimizar o atendimento ao paciente e crescimento profissional, criando e cultivando parcerias em colaboração com todos os tipos de prestadores e serviços de saúde.
- Da Gestão, da Ética e da Consciência Profissional
– Estabelecer, promover e administrar uma carreira de especialista de medicina tradicional chinesa eficaz que seja compensadora do ponto de vista pessoal e financeiro.
– Contribuir para o desenvolvimento de um sistema de saúde, defendendo a natureza própria da profissão, ser capaz de educar o público em geral e influenciar as políticas públicas.
- Cultivar uma prática ao longo da vida, de crescimento e aprendizagem de modo a adaptar-se, de modo contínuo, ao exercício profissional, utilizando procedimentos técnicos apropriados para o desenvolvimento e administração do conhecimento e da informação.
– Viver e trabalhar dentro dos limites legais, enquadramento ético e deontológico do especialista em medicina tradicional chinesa.
- Formação de Base nas Ciências Sociais e da Saúde:
– Usar a sabedoria das tradições médicas antigas e o conhecimento do passado histórico; contribuir e aplicar a investigação científica actual e emergente para responder às necessidades dos pacientes, da profissão e da sociedade.
– Abraçar o ciclo contínuo de crescimento e educação baseado nos mais antigos e nos pares para as gerações futuras, cumprindo os papéis de aprendiz, estudioso, mentor, professor e inovador.
Por isso e tendo em conta a necessidade de possuir a formação que dê resposta ao estabelecido na Portaria 181/2014 a ASK preparou um Plano de Estudos que permite uma formação tecnicamente sólida, pedagogicamente coerente e profissionalmente eficiente.
Quais as garantias do sucesso deste curso?
O Acesso a uma nova profissão de saúde em Portugal e na Europa
Concebida por Especialistas em MTC com mais de 30 anos de Ensino Superior e mais de 10 anos de exercício profissional em Clínica de Medicina Tradicional Chinesa, esta formação alia a exigência do conhecimento de base científica à mestria na resolução das situações clínicas.
Por isso e tendo em conta a necessidade de possuir a formação que dê resposta ao estabelecido na Portaria 181/2014 a ASK preparou um Plano de Estudos que permite uma formação tecnicamente sólida, pedagogicamente coerente e profissionalmente eficiente.
A Aprovação da Lei 71/2013 de 2 de Setembro criou 7 novas profissões na área da saúde em Portugal. Uma delas é a de Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (alínea d) do Artg. 2º – Veja Aqui).
Essa mesma lei define no seu Artg. 3º o exercício desta profissões com “reconhecida autonomia técnica e deontológica no
exercício profissional da prática das terapêuticas não convencionais”-
Posteriormente o Governo na regulamentação da referida lei, publicou entre outros diplomas os Conteúdos Funcionais da Profissão de Especialista em MTC (Portaria 207-G de 8 de Outubro – Veja Aqui) e mais tarde o mesmo governo efectuou a publicação dos requisitos que devem integrar os Conteúdos que integram o Ciclo de Estudos que conduzem ao grau de licenciado em MedicinaTradicional Chinesa. (Portaria 45/2018 de 9 de Fevereiro – Veja Aqui).
No entanto, até ao momento, não existem em funcionamento no ensino superior ciclos de estudos que atribuam o grau de Licenciado em Medicina Tradicional Chinesa.
Até 2025 a cédula profissional é atribuída, conforme o estipulado na Portaria 181/2014 de 12 de Setembro e na alteração introduzida na lei 71/2013, pela lei 109/2019 de 9 de Setembro (Veja a lei aqui) .
Com este curso os futuros especialistas em Medicina Tradicional Chinesa terão as competências que lhe permitem actuar no domínio da prevenção, manutenção e recuperação da saúde, conforme se pode ver nos relatórios da Organização Mundial de Saúde.e que podem ser consultados aqui